KAZIMIR MALÉVICH (1879-1935)
Pintor russo de ascendência polaca. O pai, supervisor nas refinarias de açúcar, viaja constantemente pela região. Kazimir gosta do campo, desenha paisagens e camponeses. Chega a completar estudos de Agricultura. Malévich mergulha no universo do trabalhador. “A Rússia só será um país moderno quando terá metalúrgicos”. Em meados de 1890 consegue ser admitido na Academia de Kiev.
Kazimir Malévich Os desportistas
.
Depois que morreu o pai, estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura em Moscou. Período de descobertas para o jovem artista. Conheceu o impressionismo, o cubismo e o fovismo.
Ver o quadro “Mulher trabalhadora”, cor e forma mediada pelo cubismo. Há um diálogo com Braque e Picasso. “Colheitadoras de Trigo”, a ideia do trigo metalizado, o trabalho rural feito com foice. Ele maquiniza o tipo social russo -o ícone- o brilho do corpo (como Leger) faz a apologia do movimento mecânico.
.
“O colhedor com fundo vermelho”. o homem mujique, desde o séc.16 é servo que trabalha à troco do alimento. Vê-se a corpulência, o jogo de luz e sombra, o equilíbrio entre forma, cor e linha. Tudo parte da tradição russa: está representado como ícone bizantino, o movimento congelado, chapado contra a tela. A metalização do corpo, no entanto.
.
Malévich trabalhou com poetas e músicos. Fez cenários da ópera futurista “Vitória sobre o Sol”. Era o período da obra ininteligível, que seria substituída pelo suprematismo, um grupo de vanguarda em São Petersburgo, do qual Malévich foi mentor. Nessa hora, suas obras foram influenciadas por Natalia Goncharova e Mikhail Larionov, pintores da vanguarda russa.
Quadrado negro sobre fundo branco (1915)Museu Russo, São Petersburgo
.
Ao lado de Kandinsky e Mondrian, Malévich é um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. (síntese absoluta: só forma: losangos, triângulos, quadrados e cor pura. O mínimo quer dizer mais. Como fundador do Suprematismo, foi o primeiro artista a levar o abstracionismo geométrico à sua forma mais simples.
Muitos matemáticos e físicos russos começam a escrever sobre a espiritualidade da matéria. Malévich vai ser fascinado pelas ideias de Sergei Ouspensky (por sua vez influenciado por Gurdjieff ) que vai dizer que a essência da matemática, do pensamento lógico, vai criar o artista superior, este que olha para o mundo físico sem mergulhar nele.
“O Quadrado negro sobre fundo branco”, pintado entre 1913 e 1915, constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É por sua concepção da relação entre arte pura e arte aplicada que Malévich entra em conflito com os construtivistas.
Meninas no campo, 1928-1929 Kazimir Malévitch
.
É impressionante como nesta época e nesta região, havia grupos, movimentos, pesquisas, contestadores, manifestos e reformadores. Um fervilhar de ideias vanguardistas em todos os campos do conhecimento!
.
Na revolução de 1917, Malévich trabalha como professor e pesquisador. É convidado para fazer o plano de educação russa (xadrez para meninos, ballet para meninas) Sua primeira exposição individual foi inaugurada em 1919, em Moscou.
.
Em 1927, Malévich expõe em Berlim (Kandinsky o convida para a grande exposição suprematista). Deixou na Alemanha 70 quadros e um manuscrito "O suprematismo ou o mundo sem objeto", publicado pela Bauhaus.
No entanto, será muito mal-visto pela ala pragmática do comunismo: Isto que Malévich faz é o mais puro lixo burguês, diriam.
O governo soviético o chama de volta para assumir o trabalho de professor na Rússia comunista.
.
Durante a guerra, cerca de quinze dos seus quadros desapareceram e jamais foram encontrados. Parte está em Amsterdam e outra, no MoMA de Nova York.
Nos anos 1929, é acusado pelo governo soviético de "subjetivismo" e é continuamente atacado pela imprensa. Perdeu suas funções oficiais e chegou a ser preso e torturado. Morreu abandonado e na pobreza, em São Petersburgo, em 1935. Sendo seguido de um esquecimento de décadas. O reconhecimento do artista só ocorreu a partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo mundo consagraram Kasimir Malevich com um mestre da arte abstrata.