A Virgem em Lamentação, São João e as Pias Mulheres da Galiléia

MASP, SP
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HANS MEMLING (1430-1494)
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É um artista importante para a Arte Ocidental. Sua biografia é quase desconhecida. Nasce em uma cidade alemã perto de Frankfurt.. Vai para a região de Flandres ser aluno de van der Weyden.
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Desde a exposição de duzentos anos de sua morte, em Bruxelas, ele ganhou importância.
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Este quadro é parte de um díptico (um quadro dialogando com outro, dobrado por meio de dobradiças de metal). Foi pintado entre 1485 e 1490. Suporte de madeira e tinta a óleo, recém inventada nos países nórdicos que mais tarde a Itália vai importar.
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O nosso Museu do MASP possui esta bela obra (doação de Pietro Bardi). Este díptico fora perdido. “No mercado de Arte era costume desmembrar suas partes, e uma delas vem para o MASP” disse o saudoso professor Renato Brolezzi. E continua explicando : nosso quadro, a gestualidade das mãos forma um leque de palmas que protege a virgem e dá a dimensão da dor do momento. Existem lágrimas. Mas tudo tem um tom de sobriedade.
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Bem diferente do barroco onde há expressões faciais exageradas e gestos expansivos. Há beleza na dor, característica da pintura flamenga. O detalhismo, o comedimento, a dor silenciosa. Em nenhum pintor flamengo do séc. XV vamos encontrar atitudes teatrais.
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Sabe-se que foi pintado 4 anos antes da morte do pintor. Consta desta cena: Maria, mãe de Jesus; São João Evangelista, Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e José, que são representados no momento da morte de Jesus.
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Considerados primitivos, os flamengos, longe disso, têm grande maestria na composição, nas cores. No gênero retrato, eles darão um show no século XV.
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Quanta diferença, quantas nuances há na arte religiosa! Teve época que eu achava tudo igual.

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