Ticiano, Autorretrato
TICIANO VECELLIO(1489-1576)
...
Nasce numa cidadezinha (Pieve di Cadore) perto de Veneza e aos 9 anos já começa a trabalhar. É levado por seu irmão a Veneza onde começa a trabalhar numa fábrica de mosaico. Destaca-se muito cedo como um excelente desenhista e chega rico e famoso até uma idade avançada, 87 anos.
.
Foi mestre de El Greco, Tintoretto e Anibale Carraci. Aluno de Giorgione, e de Bellini. conviveu com a fina flor dos artistas de Veneza.
Ticiano participou de três grandes movimentos : a Renascença, o Maneirismo e o Barroco do qual foi predecessor. Suas pinturas foram tão diversas que houve até dúvidas qto à sua autoria. Foi considerado o melhor pintor veneziano de sua época “O sol entre as estrelas”como era conhecido.
.
Ticiano mostrou excelência em pinturas de todo o tipo, paisagista, pintura de retrato, pinturas de temas mitológicos, religiosas, tudo.
Foi perito em pintar mulheres as quais dava um tratamento especial. Talvez tenha sido o primeiro pintor com tão grande liberdade a pintar a sensualidade e a sexualidade da mulher.Ticiano pintava a volúpia. Para ele, o feminino era “deste mundo” em contraposição às deusas mitológicas, santas, heroínas. A todas ele insuflava de carnes onde fulgurava o fêmeo, e não deusas assexuadas que se via até então.
Importante lembrar que havia três caminhos bem demarcadas na arte da Itália. Roma com sua elegância maciça, fundada numa grandeza monumental, numa amplidão clássica e finura intelectual. Veneza definida pela cor e atmosfera de reflexos que conhece Bizâncio e o Islã através de seu entreposto comercial. E o de Florença (mais chegada a Roma), com a linha demarcada, sua vocação para as futuras indústrias e atividades bancárias.
Ticiano alcança o apogeu com sua pintura cheia de cores vibrantes trazida para aquela cidade de luz, de reflexos, de modas trazidas de Bizâncio, e África riquezas e brilhos sem igual.
Vênus de Urbino
.
A cidade de Veneza era o lugar eleito dos ricos da Europa em busca do prazer (Veneza tinha um número grande de prostitutas) a cidade cosmopolita fervilhava com programas de negócios, diversão e Arte.
.
Ticiano faz uma arte colorista, sensualista, apoiada na cor. Ele não se orienta pelas escalas das proporcionalidades e está mais perto da natureza mais próxima do mundo dos fenômenos do que os seus colegas de Florença.
.
Marco Boschini, em 1574, explica como era o método de Ticiano. Ele faria o impaste, isto é, várias camadas de tintas. Primeiro espalhava uma camada grossa de tinta que serviria como “cama” para a pintura que viria depois. ”Um fundo poderoso, uma faixa de terra de Siena pura serviria para obter matizes. Ali acrescentava uma camada de branco cerúleo onde depois acrescentava faixas de vermelho ou preto ou amarelo conforme ia colocando as partes que ficariam em relevo.
.
Quatro pinceladas e ele faria surgir “a promessa de uma figura”. Tendo feito esta base ele virava as telas para a parede e deixava lá, só voltando, às vezes, meses depois. E voltando para atacá-la assim faria com “um longo olhar severo tão agudo como se ele fosse um cirurgião para colocar a figura sobre seus eixos de modo que só faltava um sopro para lhe dar vida”.
.
Ticiano nunca acabava uma figura em uma só sessão. Ele aplicava um toque final com os dedos para melhor fundir as cores e obter meio-matizes e assim dar um acabamento especial levado à perfeição.
.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário