Cathedra Petri, e o Baldaquino de São Pedro

Em1657 o papa encomenda a “cathedra Petri”- cadeira de São Pedro. "...a obra mais livre e desenfreadamente barroca que Gian Lorenzo Bernini concebeu em que a escultura transborda como uma onda sobre a arquitetura michelangesca, afogando-a numa voragem de nuvens e de anjos..."(Argan). Ele faz um espaço de encenação, onde deverá acontecer,como verdadeira persuasão pela imagem, o convencimento das realidades espirituais. Constroi o trono em madeira, bronze e dourados.É monumental, mais do que grandioso pois utiliza todo o espaço da antiga capela e incorpora a janela como ornamentação. No alto há os putti (meninos com as insígnias papais e uma multidão de anjos) já que está destinado ao sumo pontífice, primeira pessoa do mundo cristão. Bernini usa a expressão “belo composto” em lugar de encenação, para designar esta utilização simultânea da pintura, escultura e arquitetura.

cathedra Petri-Bernini

Em 1624 o papa Urbano VIII encomenda ao jovem Bernini (tinha somente 26 anos!) o baldaquino ou cibório de São Pedro, ornamento que fica sobre o túmulo de São Pedro,que deverá subir ao céus no dia do juízo, bem sob a cúpula de Michelângelo, dentro da Basílica. Pelo menos dois projetos já havia para o baldaquino. Mas estes eram essencialmente arquitetônicos: em forma de edícula redonda ou quadrada que fechariam a visão como se fossem uma construção dentro de outra construção.
Então chega o já famoso escultor Gian Lorenzo Bernini trazendo a sua genialidade para solucionar tudo. Ele entende que qualquer estrutura arquitetônico-volumétrica, ali, seria um entrave visual, físico.

Baldaquino-Bernini
Com quatro colunas de bronze, faz o baldaquino (baldaquino é objeto de procissão) e dentro da monumentalidade da basílica, toma aquele objeto destinado à procissões e o agiganta conquistando um majestoso lugar no espaço- sem deixar a leveza de lado, já que é uma estrutura aberta. Assim, as duas arquiteturas, (a da Basílica e a do baldaquino), ficaram mais do que preservadas, dignificadas, realçadas. O imensamente grande (Basílica) parece ainda maior e o pequeno (baldaquino, objeto leve de procissão) ficou engrandecido uma vez que tem quase 20 m de altura.Que fantástica sacada de gênio!

São Longino-Bernini

O baldaquino é de bronze com suas colunas que “giram” retorcidas, entrelaçadas com ramos de louro. Na parte lateral estão as estátuas relíquias da crucificação: Santa Helena que se diz ter trazido fragmentos da Cruz da Terra Santa, Santo André que ajudou a carregar a cruz, Santa Verônica que limpou o rosto de Jesus, e São Longino que perfurou o peito de Cristo antes de se converter ao cristianismo. Este último, escultura feita pelo próprio Bernini. “Não me falem de nada pequeno” disse Bernini a Luís XIV, da França. Ele, o maior representante da arte do século XVII , depois vai conceber outra genialidade: a colunata do Vaticano.  
                                                              Angela Weingärtner Becker

Nenhum comentário: