Rafael Sanzio (6/4/483-6/4/1520)


Nasce em Urbino, mas usa o nome “Sanzio”. Seu pai era Giovanni Santi, mas para conferir uma espécie de latinidade ao nome, sinônimo de prestígio moral e intelectual, ele usa este nome.
Muito jovem ainda, Rafael se junta a Perugino (Pietro Vanuccia) que nasce em Perugia-lembrando que naquela época o nome da cidade de nascimento muitas vezes identificava- a pessoa.
Vasari, o primeiro grande historiador da Arte, diz que ele foi “abençoado pelo Divino” conforme a astrologia, pela bênção da precocidade. Com 18 anos, de fato, Rafael supera o mestre Perugino cuja maneira de pintar já estava influenciada pelo aluno Rafael. Em Florença, ele passa a ser louvado como mestre. Não é de se admirar pois há relatos que começou com 6 anos de idade!
Madonna della Seggiola- Rafael de Sanzio

Rafael fica em Florença de 1504 a 1508. Nesta data é conclamado pelo papa a ser pintor em Roma onde fica até morrer.
Em Florença tem influência de Fra Bartolemeo e Leonardo da Vinci e em Roma, olha para Verrochio. Sua arte caracteriza-se pela suavidade, candura, graça e perfeição. Foi um dos maiores artistas do Renascimento. “O Casamento da Virgem” é, talvez, a sua mais perfeita obra.

O casamento da Virgem-1504 Rafael Sanzio

Em 1515, torna-se arquiteto oficial do Vaticano, assumindo a continuação das obras na Basílica de São Pedro. É também designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma bem como a decoração dos apartamentos papais no Vaticano.  Quer dizer, ele estava no auge das aspirações de um artista. Enquanto Michelângelo redecorava o teto da capela sistina, Rafael estava ao lado, decorando os aposentos dos papas. Realiza retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras. Morre muito cedo por grave febre.- tinha somente 37 anos de idade.


 Escola de Atenas-Rafael Sanzio.Museu do Vaticano

O MASP possui uma obra de Rafael, que nem sempre foi atribuída a ele. Páginas e páginas foram escritas e dezenas de estudiosos debruçaram-se durante muito tempo sobre a “predella” -pequeno quadrinho que, junto com outros, comentam a cena principal-chamado “A Ressurreição” ou Ressurreição Kinnaird . Esta obra do MASP teria a prova de ser de Rafael, quando foi decifrado o nome “Giacchino Mignanelli” como o primeiro proprietário da obra e que também consta no verso da predela do MASP. E também depois de muitas comparações com outros trabalhos de Rafael e de encontrarem semelhanças com a tradição florentina de onde Rafael provinha. A obra foi pertencente a uma das obras remanescentes de um retábulo (ocasionalmente os comerciantes de arte desmanchavam a obra e vendiam as partes separadamente). Outra dificuldade de identificação é que fases de trabalho eram distribuídas entre o mestre e os discípulos (principalmente as predelas, friso inferior ao quadro principal). Hoje é de consenso de sua legitimação. Esta obra é a do jovem Rafael, discípulo ainda, provavelmente com 17 anos de idade.
A Ressurreição- Rafael Sanzio (predela)-MASP Weingärtner Becker

A predela do Masp é um Cristo carregando uma bandeira branca e cruz vermelha. No centro da composição há um sarcófago com a tampa aberta em diagonal. 4 soldados formam um vértice e é esta tampa que única a vertical e a horizontal. A composição é bem geométrica. Jesus no centro de um triângulo (o 3 é número sagrado, revelador da verdade) a obra é cheia de signos, equilibrada, sem perda do movimento ascendente e de cores surpreendentes Foi adquirido por pietro Maria Bardi em 1954 e é o único Rafael do hemisféro sul.
Angela Weingärtner Becker

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