DIEGO VELÁZQUEZ (1599-1660). 

Nasce em Sevillha, cidade ao sul da Espanha, sua capital cultural, na época. Lá ficava o grande porto por onde chegavam as novidades do novo mundo, das Américas.

 Diego Velázquez mostrou aptidão para a pintura desde muito cedo. Foi um artista tecnicamente formidável, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos. Influenciou Pablo Picasso, Salvador Dali e em especial Edouard Manet. 

Foi um dos maiores coloristas de todos os tempos. É no Prado, como deve ser, que ficam localizadas a maior parte de suas telas. (cenas religiosas, pinturas históricas, nus, cenas de interior). 

Sua obra mais famosa é “Las Meninas”(1656) que ocupa uma parede inteira do Museu do Prado. Quando chegamos perto desta obra, é impossível não exclamar uma palavra de admiração. Uma luz incide diretamente sobre a tela e parece que as figuras são em 3d (o resto da sala no escuro). É uma obra de grande complexidade, uma síntese de seu realismo e idealismo. Proporções perfeitas, as cores, a movimentação e hierarquia da cena, qualquer um de nós, leigos, saberemos apreciar.

 Velázquez demonstra grande discernimento psicológico ao retratar a Infanta Margarida Maria, que é o centro da composição, os bufões, ele mesmo autorretratado, o casal real que aparece no espelho. Para quem gosta de curiosidades, uma delas: a obra foi analisada por Lacan no seminário XIII.


 A cena parece inesperada e espontânea apesar da hierarquia calculada do conjunto. Até hoje sonho com um hiper-mega-museu onde cada quadro tem o direito àquela iluminação e a uma sala exclusiva. Não há como não embasbacar.

 Picasso copiou este quadro exaustivamente, fez 58 releituras. Velázquez pinta, para seu gosto pessoal, anões e bufões e tem um poder de caracterização e capacidade de realçar a dignidade dos modelos, em contraste com sua deformidade claramente exposta. 

 Ele é o principal precursor do impressionismo e Edouard Manet vai dialogar intensamente com os seus tons negros de onde emergem vermelhos e azuis, dando-lhe vida e textura. Existem pouco mais de cem obras conhecidas de Velázquez. Como quase nunca assinava suas obras, o artista teve atribuídas a ele, muitas telas de outros pintores. 

O MASP possui o Retrato do Conde-Duque de Olivares (1624) que faz parte de uma série de 4 encomendas (2 de corpo inteiro e 2 meio-corpo). O Masp tem o retrato de corpo inteiro do mais importante homem da Espanha na época, o que detém a chave do reino, manda e desmanda, ficando o Rei uma figura quase decorativa. A solidez do corpo do Duque que está de negro (cor heráldica espanhola) contrasta com sua cabeça pequena em relação ao corpo e isso é proposital para que o quadro seja visto de baixo para cima e mostrar imponência e olhar superior do Duque de Olivares que é para ser venerado quase como um santo.É um grande e valoroso quadro que o Brasil possui deste mestre. Diogo Velázquez, que cercado de prestígio e honrarias morre em Madri a 6 de agosto de 1660.  



          "Las Meninas", Diego Velázquez. Museu do Prado, Madri, 1656

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