Pádua e Giotto

De Milão à Pádua, o trem nos leva, vendo a Itália passar na janela.
Lá experimentaria a melhor hospitalidade que se pode sonhar, em casa de simpáticos padovenses e tanto a contar. Entre tantas histórias, a da dona da casa que nasceu e cresceu na mesma casa do filósofo, matemático e astrônomo Galileu Galilei. Raro momento de sentir-se dentro da História Universal! Cheguei a ouvir Eppur si muove!"- contudo, ela se move - dito à inquisição. Galileu referia-se à Terra, considerada fixa, no universo.
Fomos visitar a Universidade de Pádua, fundada em 1222, onde Galileu deu aulas e William Harvey descobriu a circulação do sangue. Além de Helena Piscopia, primeira mulher a receber o título de doutora (1678).

“Teatro anatômico” da Universidade de Pádua. Incrível construção de 7 andares 
de madeira. Intacta até hoje.
 
.
Conta a lenda que no “teatro anatômico” da Universidade, faziam dissecações de dúzias de corpos, fora dos dois dias ao ano, permitidos pela Igreja. Quando a inquisição dava o flagrante, a mesa se abria e o cadáver caía num poço, lá em baixo.
Na saída, vimos uma colação de grau, acontecendo na escada mesmo, do prédio. Formandos, professores, familiares, uma coroa de louros, um flash fotográfico enquanto cantavam em coro:" Dottore, dottore, dottore del buco del culo". Que muito mal traduzido seria “doutor de meia-tigela”. Aqui temos os trotes de entrada na universidade, lá fazem as brincadeiras de encerramento.
Capelle degli Scrovegni 
(fonte: wikipédia)

A meta, no entanto, era ver Giotto na Cappela degli Scrovegni. Este pintor liberou a linguagem pictórica da tradição medieval. Deu um largo passo em direção à Renascença.
Conta-se que Cimabue, grande mestre da pintura do século XIII, em viagem pelos arredores de Florença, vê um pastor de seus 13 anos de idade, desenhando numa pedra. Encantado com o que viu, leva-o para seu atelier, torna-o aluno de pintura. Logo é superado pelo discípulo. O mestre era ainda rígido e convencional, de acordo com a tradição bizantina. Giotto tem uma mão ousada, dramática. Cria volumes e preciosos efeitos de cor. Extraordinária força criativa e naturalismo, levam-no ao ápice da grandeza no ofício e plenamente reconhecido em sua época. É chamado para pintar por toda a Itália, inclusive à Pádua. (1303-1305). Lá, trabalha na Basílica de Santo Antônio e, a pedido de Enrico Scrovegni, faz a superfície inteira do interior da capela. Capela esta que seria ofertada a Deus em troca do perdão ao pai usurário...

Cappelle degli Scrovegni
(
fonte
http://www.tecnologiaericerca.com/)

Afrescos de Giotto (1303-1305). Episódios da Vida da Virgem e de Cristo. 
( fonte: wikipédia)

    
A Capela, totalmente restaurada, possui  a obra melhor conservada de Giotto, uma preciosidade que salta aos olhos logo ao entrar.
.
Vê-se um filme explicativo, e depois a visita  que nos envolve. Teto estrelado, de um azul “só visto em asa de borboleta” me acode uma frase de Guimarães Rosa. Paredes com a história da Virgem, doces cores, cenas domésticas. Nuances coloridas dão volume e extraordinária dramaticidade. No afresco “A prisão de Cristo” podemos ver o abraço que trai o mestre. Há um grande tumulto, as figuras falam em desespero e estupefação. São mares nunca dantes navegados em pintura. Era o início da Renascença.
.
Saimos de lá com a certeza íntima de ter visto uma jóia da pintura universal.
.
Pádua, cidade que eu escolheria para morar. Pequena e grande, me enchia de magia o coração enquanto passávamos, à noite, pelo Observatório de Galileu. A abóboda celeste imensa e estrelada, estrelada. Giotto copiou-a, sempre que possível.
Angela Weingärtner Becker
          

2 comentários:

luucas468 disse...

Parabéns Angela pelo belo trabalho em seu blog. Atualmente é difícil encontrar blogs que contenham bom conteúdo sobre cultura e fatos históricos.

Lucas

Angela Weingärtner Becker disse...

Obrigada, Lucas, você me incentiva com suas palavras. Valeu abs Angela