(1881-1973)
Pablo Diego José
Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la
Santísima Trinidad Ruiz y Picasso ou simplesmente Pablo Picasso ou ainda menos... Picasso! Nome que enche a boca e a alma de qualquer um que o pronuncia. Ele foi, com certeza, o nome mais importante, no campo das Artes, do século XX.
Nasce em Málaga, vai para Barcelona em 1895 e chega em Paris em1900. Sua primeira pintura
foi “1ª. Comunhão” feita em moldes bem acadêmicos e “espanhóis” sofrendo
influência da pintura francesa, mais precisamente de Monet. Sua segunda pintura
foi “O Velho” quando copia dos grandes mestres aprimorando o olhar construtivo
do objeto.
1a. Comunhão
Picasso era
metódico: punha dia, mês, ano em seus quadros e tinha a consciência de que
seria grande, no futuro. Ele pintava para a posteridade.“Eu não procuro, eu
encontro” sua famosa frase nos diz que ele sabia onde estava pisando.
Arrojado, Picasso não tem preconceitos. Tira proveito imenso de
todas as tendências à sua volta. Dialoga com o expressionismo alemão, com a arte africana,
com o art nouveau, com os pintores van Gogh, Toulouse Lautrec, Gauguin, mas sobretudo com Cézanne que
vê a natureza feita de cubo, cilindro e esfera.
Apollinaire diz de
Picasso: O pintor cubista. “Mas dizer que Picasso é cubista” diz o professor Brolezzi
(do MASP) “é ser míope”. Com isso explica que Picasso passou por absolutamente tudo o que lhe traçava a frente, do clássico ao surrealismo, do impressionismo ao
cubismo.
Seus olhos
amendoados, astutos, febris e também gelados, vasculhavam as vanguardas, tendo um
diálogo constante com a intelectualidade da época.
Jaqueline Roque com Flores
Mulher chorando
Mulher com flor
A leitora
E não esqueçamos as
mulheres. Ele não dispensava ex mulher quando se casava com outra. Picasso somava
mulheres em sua vida. Elas é que o inspiravam.E isto está refletido em sua pintura. Seus relacionamentos coincidiam com suas fases.Olga, Marie-Thèrese, Dora Maar, são alguns nomes importantes.
Quando em 1901, morre seu
querido amigo de infância, Casagemas, carrega sua obra de azul.“Foi minha primeira morte” diz. Assim entra em sua fase azul.O azul do luto, em Málaga.
Tragédia
Quando em 1900 Freud
escreve “A Interpretação dos sonhos” recebe um abalo: o homem é muito mais
vasto do que sempre pensou. Ao entrar em contato com a física quântica compreende
que o olho humano não consegue ver a estrutura da matéria. Então procura esta realidade
que escapa aos sentidos, e decompõe-na para mostrar em suas telas a estrutura
invisível: inaugurava o cubismo.
Retrato de Ambroise Vollard
A arte não fica mais
a serviço da representação. Picasso disseca o
mundo. A clareza do universo acadêmico se esvai. Perdeu-se o código. Já não deveríamos perguntar a uma obra o que ela significa mas qual a série de
significados que ela encena.
Para Picasso era
fundamental o contato com antropólogos, cientistas, poetas. Ele reflete junto com o pensamento
de outras culturas. "O monopólio da razão não é mais ocidental” diz o professor
do MASP, existem outras lógicas.
Picasso fez
escultura, pintura,cerâmica,cenários.
Cabeça de touro
Extraordinariamente perceptivo, ele vai e volta na
Arte. Sua libido o move. Os acontecimentos do mundo passam pelo seu filtro pessoal. Eros e Tânatos aparecem em sua
obra. Esgota-se explorando todas as possibilidades. Persistente, pinta 800 esboços de
Mademoiselles d’Avignon. Incansável no amor, incansável no trabalho.É o touro
e o toureiro das Artes. Picasso é um assunto inesgotável e por isso continuarei com este tema em mais algumas postagens.
Demoiselles d'Avignon
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