GIAN LORENZO BERNINI (1598-1680)
Nasce em Nápoles e muda-se para Roma em 1605. De lá quase não
sai a não ser quando é chamado a Paris por Luís XIV. Escultor, arquiteto, cenógrafo, pintor e autor de teatro. Foi
um homem fascinante, amante apaixonado em sua juventude, pai amoroso em sua
maturidade. Logo caiu nos agrados dos papas pelo seu talento excepcional.
Em 1624 começa uma larga série de estátuas religiosas. Nos primeiros anos de
1640 começa a pensar numa obra que juntaria pintura, escultura e arquitetura,
sonho antigo seu. Também desta época são as numerosas fontes que executou,
sendo que as mais famosas estão na Piazza Navona.
Entre 1655-61 realiza as estátuas de Daniel e Abacuc. Bernini acentua sua tendência expressiva e
aumenta a tensão dos corpos. Os trajes que esculpe, dão movimento e ênfase à emoção. O panejamento é abundante e fluido.
No Êxtase de Santa
Teresa D’Ávila, que está escondida na igreja romana de Santa Maria
de La Vitória, alcança um auge. Digo "escondida" porque entre tantas igrejas (não raro uma em
frente à outra) quase não a encontro numa manhã vazia de gente e sem nenhuma
indicação da igreja. Eu esperava movimentação, meio mundo tentando ver o que
para mim era talvez a melhor escultura de todos os tempos. Nenhum painel,
nenhuma seta indicando nada. Um velho e gentil senhor informa que a
igreja era aquela ali adiante, metida entre as edificações.
O silêncio, o vazio e a semiobscuridade lá dentro me dão um minuto de dúvida até que, no alto à esquerda, vejo Santa Tereza d’Ávila. É preciso recuar para poder ver a grandiosa eloquência orgástica de seu rosto. Está empoeirada. O fino e sinuoso panejamento tem poluição e poeira em suas dobras. Mas é bela, é mulher em momento de extremo prazer (Teresa d’Ávila escrevia poemas admiráveis e Jesus aparece a ela e lhe propõe casamento). A emoção aperta a garganta. Ao lado da santa, num balcão, estão esculturas apreciando o evento, como num teatro. É religioso, é profano.
Êxtase de Santa Tereza d'Ávila
O silêncio, o vazio e a semiobscuridade lá dentro me dão um minuto de dúvida até que, no alto à esquerda, vejo Santa Tereza d’Ávila. É preciso recuar para poder ver a grandiosa eloquência orgástica de seu rosto. Está empoeirada. O fino e sinuoso panejamento tem poluição e poeira em suas dobras. Mas é bela, é mulher em momento de extremo prazer (Teresa d’Ávila escrevia poemas admiráveis e Jesus aparece a ela e lhe propõe casamento). A emoção aperta a garganta. Ao lado da santa, num balcão, estão esculturas apreciando o evento, como num teatro. É religioso, é profano.
Êxtase de Santa Tereza d'Ávila
Bernini realizou numerosas igrejas e palácios. Fez
restaurações, fachadas, escadarias, fontes. A colunata do Vaticano foi feita por ele, que resolve
de forma espetacular o problema de
delimitar a Praça de São Pedro. Desde a fachada da basílica, abre-se em duas
alas semicirculares e simbolicamente abraça todo o mundo cristão.
Colunata do Vaticano
Quando, em 1640-48, trabalha em São Pedro, o papa encomenda o trabalho da reforma
da cúpula Baldaquino (baldaquino é objeto de procissão) Bernini faz exatamente
isso: refaz o espaço aumentado da nave concebida por Michelângelo. O baldaquino não corresponde a nada dentro da estrutura da basílica. Passa a ser um espaço de
encenação e tem forte caráter simbólico. Durante a época do barroco uma das mais
importantes finalidades da arquitetura era realizar cenografias de
forma a mostrar a distância das pessoas comuns das pessoas consagradas que estão “fora do nível humano”. Tanto na Igreja quanto na corte. Em 1660 Bernini faz a cathedra Petri (cadeira de São
Pedro). Usa então a palavra “belocomposto” no lugar de encenação, que utiliza
simultaneamente a pintura, escultura e arquitetura com o fito desta união
agenciar as emoções para o propósito desejado. No caso, o baldaquino se situa sobre o túmulo de São Pedro de onde, no dia do juízo final, ele ressuscitará. É o centro da Igreja.
Baldaquino de São Pedro
Em 1666 Bernini
está em Paris com Luís XIV. Faz o projeto do palácio do Louvre mas os
arquitetos franceses o rejeitam. Ele é recusado mas dará muitas sugestões que ao longo
do tempo Paris vai aceitar. Viena, com a construção do Palácio de Schönbrunn e seu arquiteto Fischer von Herlach traduz as propostas
berninianas através dos arquitetos que trabalham conforme Bernini deseja e concebe.
Na sacristia, ao lado de um microfone que traz os mínimos barulhos da igreja, ronca o padre encarregado de cuidar daquela preciosidade. Para comprar o livro de Bernini preciso tocar o roncador de leve, no ombro. Acordo-o com o livro já na mão. Sem nenhuma palavra ele recebe,contrariado, o dinheiro . Que sonho eu estava interrompendo? Sacro? Profano?
Na sacristia, ao lado de um microfone que traz os mínimos barulhos da igreja, ronca o padre encarregado de cuidar daquela preciosidade. Para comprar o livro de Bernini preciso tocar o roncador de leve, no ombro. Acordo-o com o livro já na mão. Sem nenhuma palavra ele recebe,contrariado, o dinheiro . Que sonho eu estava interrompendo? Sacro? Profano?
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